Palmilhas
No que diz respeito à ortopodologia esta é a área responsável pela realização de ortóteses de silicone e de palmilhas 100% personalizadas através de estudos biomecânicos (estudo em estática, do pé, e em dinâmica, do caminhar).
Estes estudos servem para diagnosticar, prevenir e tratar as alterações biomecânicas existentes que podem ser provocadas por forças internas e externas que actuam no corpo humano. Neste caso específico o pé produz determinadas cargas e consequentes deformidades podendo dar origem a um pé plano/raso, pé cavo, e até consequente formação de esporão calcâneo e fasceíte plantar, deformidades dos dedos (dedos em garra, joanetes). É possível também compensar com estes dispositivos as dismetrias/heterometrias relevantes que sejam detectadas com a ajuda de meios auxiliares de diagnóstico por forma a contribuirmos para a correcção postural do paciente e possível preservação de algumas estruturas musculo-esqueléticas que possam estar a ser afectadas por tais desalinhamentos, assim como, contribuir na preservação pós-operatória da aplicação de próteses de anca ou joelho, aumentando assim o seu tempo médio de vida.
Resumidamente:
Realizamos uma grande variedade de palmilhas personalizadas, para diversos tipos de patologia do pé.
– Palmilhas para compensação de dismetria (diferença em altura das pernas)
– Palmilhas para desportistas
– Palmilhas para diabéticos
– Palmilhas para crianças
– Palmilhas com correções de marcha
– Palmilhas de conforto
– Palmilhas de carbono
FUNÇÃO DAS PALMILHAS PERSONALIZADAS
As palmilhas Ortopodológicas personalizadas são utilizadas como prevenção; correção ou podem ser acomodativas.
As palmilhas de prevenção são bastante utilizadas em pessoas de risco como o caso do Pé Diabético com o intuito de prevenir o aparecimento de úlceras evitando futuramente o risco de amputação.
As palmilhas de correção utilizadas particularmente em crianças com objetivo de corrigir ou evitar o apoio incorreto do pé.
As palmilhas mecânicas podem ser utilizadas no caso dos adultos; idosos, pé reumático entre outros casos, com finalidade de acomodar o pé melhorando o conforto e diminuindo as zonas de pressão e dor trabalhando pontos por ponto todas estas zonas críticas.
Confecção
Este tipo de Suportes plantares personalizados são realizados em laboratório por uma equipa extremamente competente com formação contínua na área, acompanhando de perto todos os avanços técnicos e tecnologicamente mais avançados do mundo o que faz com que a taxa de sucesso e de adaptabilidade deste tipo de ortóteses tenha grande taxa de sucesso.Os materiais são dos mais inovadores do mercado e da mais alta qualidade o que permite que haja tolerância total por parte dos pacientes.
A título de curiosidade, existem vários tipos de adaptação de suportes plantares personalizados (SP) sendo que um dos mais eficazes e com a taxa de maior sucesso são os de adaptação indirecta ao pé do paciente.
Na técnica de adaptação directa os SP são adaptados directamente no pé do paciente. Como as imagens ilustram o paciente encontra-se sentado sem fazer carga sobre o pé e as palmilhas são moldadas directamente sobre este podendo haver pontos de pressão adulterados da postura em carga. Tem de haver uma avaliação prévia para saber se podemos usar esta técnica por forma a obtermos os resultados o mais fidedignos possível.
A técnica mais usada nos nossos estudos biomecânicos de adaptação de SP é a técnica de adaptação indirecta que é feita exclusivamente em laboratório.
Como se pode observar nas fotos primeiro fazemos o molde em espumas fenólicas (directamente com o pé do paciente) e seguidamente reproduz-se o molde positivo que se vai trabalhar consoante as patologias, retificando ou compensando estruturas que depois vão ser estimuladas com o uso do respectivo uso dos SP.
Os SP são assim tratados e adaptados por camadas directamente sobre o molde do pé do paciente como podemos ver nas imagens que se seguem, até chegarem ao resultado final.
Uma grande questão colocada pelos pacientes é se os SP se adaptam em qualquer tipo de calçado mas o ideal é mostrar o género de calçado que se usa diariamente ao profissional que o acompanha para receber as dicas mais correctas para o uso conveniente. Os SP estão preparados para se usarem em sapatos ligeiros dentro dos padrões normais biomecânicos e têm a vantagem de poderem ser afinados com pequenos ajustes que sejam necessários directamente pelo profissional que o estiver a acompanhar e na hora.
Palmilhas para crianças
No que diz respeito à correcção/compensação dos pés das crianças estes dispositivos vieram revolucionar a biomecânica infantil por se tratarem de elementos muito eficazes, leves, de fácil adaptação e não traumáticos quanto ao uso e quanto à estética dos sapatos das crianças. A correcção e o acompanhamento clínico são muito mais eficazes e a criança pode ter liberdade de movimentos o que se repercute num melhor desenvolvimento biomecânico que muitas vezes é impedido pelo uso de botas ortopédicas. Só em casos extremos é que se devem ponderar o uso das botas uma vez que estas também poderão dar qualidade de vida a crianças com insuficiências biomecânicas graves.