O dano da cartilagem pode ocorrer em qualquer faixa etária, não é exclusivo de atletas, jovens, adultos ou funcionários de escritório. Quando a lesão é forte o suficiente ou repetida, a cartilagem deteriora-se e pode existir uma quebra levando a um contacto ósseo deixando o osso extremamente dorido.
Os sintomas que se fazem sentir com esta condição podem ser dor, inchaço e rigidez na articulação, sendo que a inflamação pode ser leve ou grave. Poderá ficar vermelho e quente ao toque e extremamente dorido, com um alcance do movimento limitado.
E porquê esta importância sobre a cartilagem? Esta encontra-se entre as articulações e em muitas partes do corpo, funcionando como um suporte de amortecimento que mantém os ossos juntos. Denote-se que as peças da cartilagem também podem ser fraturadas e causar dor na articulação sempre que as mesmas fizerem pressão sobre os tecido. O dano na cartilagem pode levar a hemartrose, sangramento na articulação e, em casos graves, como a quebra de um fragmento de cartilagem entre as articulações pode gerar hemorragia.
Uma vez que a cartilagem tem uma capacidade mínima para se regenerar, o dano na cartilagem, quando não é tratado, pode progredir na degeneração óssea ou articular, provocando uma artrose. As articulações do tornozelo são articulações com suporte de bastante peso, e se a cartilagem ficar gravemente danificada, o paciente perderá a capacidade de caminhar.
O stress adicional nos ossos pode ainda levar a espículas ósseas: osteófitos, que se espalham na periferia da articulação, levando a mais dor e disfunção no movimento.
Agora, o que causa estes danos na cartilagem?
– O fraco alinhamento das linhas articulares, que por vezes é inato e pode ser causado por uma má postura estrutural do paciente.
Causas da lesão:
– Lesão por uso excessivo;
– Uma lesão fruto de uma queda, torção na estrutura;
– Falta de movimento, referindo que a atrofia muscular não é a única coisa que acontece quando alguém não muda regularmente. As articulações precisam de movimento para se manterem saudáveis;
– Obesidade.
Um bom meio de prevenção é a utilização de palmilhas personalizadas à sua condição. Para mais informações: http://antoniofigueiredopodologia.com/palmilhas/
Deixe um comentário