Cuidados a ter com os pés nos balneários!

Hoje decidi abordar a temática dos ginásios e algumas das doenças e cuidados a ter em especial atenção com os pés. Da mesma forma que um ginásio é um bom espaço para se treinar este abriga uma série de fungos, vírus e bactérias que podem causar infeções de pele.

O pé de atleta é uma infeção fúngica que pode prosperar em lugares como ginásios, vestiários e piscinas. Os sintomas incluem vermelhidão, pele descamativa e comichão intensa. Existem inúmeros cremes que podem ajudar a tratar esta situação, mas é necessário ter cuidado e pedir sempre uma opinião profissional.

Temos as verrugas plantares que são causadas pelo papiloma vírico humano (HPV) e podem levar a manchas duras e semelhantes ao calo no pé. É altamente recomendável ver um podologista para monitorizar a infeção e prescrever opções de tratamento para esta condição que pode ser potencialmente dolorosa.

O impetigo é uma infeção bacteriana muito contagiosa que faz com que as feridas se desenvolvam na pele e eventualmente abram, Já o MRSA é outra infeção bacteriana que causam  tumorações avermelhadas e infetadas que se desenvolverem na pele. Em ambos os casos é altamente aconselhável visitar e ser acompanhado por um podologista.
Para evitar que alguma destas situações aconteçam é muito importante o cuidado diário dos pés para prevenir e evitar outras doenças no pé.
Exponho aqui alguns dos cuidados a ter:

– Verificar regularmente os pés para se certificar de que não há novas feridas ou cortes que não tenha notado antes;

– Para casos de pessoas com os pés secos, creme hidratante pode facilmente ser um remédio e pode ser aplicado sempre que necessário nas áreas afetadas;

– Usar calçado que se encaixe bem também pode ajudá-lo a manter a boa saúde dos pés, além de facilitar a caminhada e fazer atividades diárias sem o stresse ou a dor de calçado mal ajustado;

– Usar meias limpas e de fibras naturais com calçado fechado é importante para garantir que o suor e as bactérias não se acumulam dentro do mesmo. As meias limpas ajudam a prevenir o pé de atleta, problemas de fungos, maus odores e podem absorver o suor.

Para mais dicas ligadas à higiene no calçado é só clicar!

anatavaresCuidados a ter com os pés nos balneários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *