A gravidez é um processo encantador, contudo existem alguns efeitos colaterais que podem tornar este processo menos divertido! Os pés podem ser elementos que contribuem para esta categoria!
Durante a gravidez os pés doridos e inchados são um sintoma extremamente comum, o que pode gerar algum desconforto e dor. As causas para esta incidência de dor são ainda mais comuns:
– Um aumento rápido do peso (média de aumento de peso na gravidez é de 10-16kgs) que os seus pés podem não conseguir acompanhar tão repentinamente;
– Aumento do volume sanguíneo e dos fluídos corporais, que não geram somente um aumento de peso, são responsáveis pelo inchaço das pernas, pés e tornozelos;
– Mudanças no laxismo do ligamento, ou seja, o seu corpo ao preparar-se para o nascimento de uma criança sofre determinadas alterações hormonais e os seus ligamentos podem-se tornar muito elásticos. Estes podem, inclusive, alterar a estrutura do pé, sendo completamente comum para as mulheres neste processo aumentarem o tamanho do sapato.
– Mudança a nível das atividades praticadas.
Denote-se ainda que devido ao aumento do fluído dentro do corpo e às alterações hormonais, o inchaço (também conhecido como edema) pode frequentemente manifestar-se nos membros inferiores. Sendo que a pressão nas pernas e nos tornozelos também pode, infelizmente, aumentar o risco de varizes durante a gravidez.
Existem algumas dicas para ajudar neste processo:
– Certifique-se que os seus períodos de descanso são apropriados;
– Sempre que possível coloque os seus pés numa posição elevada para melhorar o retorno venoso até ao coração;
– Evite longos períodos de pé e caminhada;
– Tente incorporar um exercício de rotação de tornozelo na sua rotina diária.


Deixe um comentário