Má circulação nos pés e seu significado

Apesar de ser comum e de pouca relevância para grande parte das pessoas, os pés frios podem ser um sinal de outras problemáticas. Por vezes, pode ser classificado como uma ocorrência normal devido à constrição dos vasos sanguíneos e geralmente não se deve à circulação pobre crônica e sistémica.

A má circulação, por outro lado, dá-se quando os vasos sanguíneos começam a ficar estreitos ou bloqueados. Isto deve-se maioritariamente a uma série de fatores como, o fumo do tabaco, má alimentação, diabetes, entre outros.

Para o caso de ser uma pessoa saudável, os pés frios são facilmente tratados com um bom calçado. Contudo, para quem tem condições de saúde, como diabetes ou quem fuma, os pés frios podem ser o resultado de uma circulação fraca decorrente das mesmas.

No que diz respeito à pobre circulação nos pés, esta pode ser causada por uma doença arterial periférica (PAD), que é o resultado de um acumular de placa de ateroma nas artérias. O acúmulo de placa ou a aterosclerose resultam do excesso de cálcio e colesterol na corrente sanguínea. Isso pode restringir a quantidade de sangue que pode fluir através das artérias. A má circulação sanguínea nos pés e nas pernas às vezes é causada por inflamação nos vasos sanguíneos, conhecida como vasculite.

A falta de oxigênio e a má circulação sanguínea restringe o crescimento e o desenvolvimento muscular. Também pode causar:

– Dor muscular, rigidez ou fraqueza;

– Engelhamento ou caímbras nas pernas;

– Decoloração da pele;

– Crescimento mais lento das unhas e cabelos.

anatavaresMá circulação nos pés e seu significado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *