Como melhorar e controlar a osteoartrite

Causada pela degeneração e desgaste da cartilagem, a osteoartrite tende a ocorrer principalmente nas articulações sujeitas a maior sobrecarga de movimento ou maior pressão. Em que a cartilagem ao perder consistência e elasticidade leva à criação de fissuras e erosões que expõem as extremidades dos ossos aumentando o atrito entre elas.  Estas lesões condicionam as membranas sinoviais, que sofrem de inflamação, podendo causar um excesso de líquido na articulação e, consequentemente, um derrame articular.

No pé, esta pode ser causada por entorses ou fraturas, mesmo anos após a ocorrência da lesão. Fala-se ainda da possibilidade da osteoartrite ser causada por uma biomecânica inadequada que aumenta a pressão em certas articulações do tarso. Lesões no pé, como entorses ou fraturas, podem causar osteoartrite que se desenvolve mesmo anos após a ocorrência da lesão.

Existem algumas dicas que podem ajudar a melhorar o desconforto e controlar a osteoartrite:

1-      Sendo que uma das características da osteoartrite é a rigidez e perda de movimento articular, a flexão e extensão do tornozelo é aconselhável, assim como fazer círculos com o pé e o tornozelo, flexionando os dedos para cima.

2-      Alternar os pés em água morna e água fria de forma a ativar a circulação e diminuir os acessos de dor.

3-      Escolher calçado adequado, ou seja, em períodos de ausência de dor deve escolher um calçado que permite às articulações ter alguma liberdade de movimento de forma a evitar a rigidez do calçado. Por sua vez, nos picos de dor é aconselhável um calçado que não seja excessivamente macio e largo para abrandar o excesso de movimento e fricção articular.

4-       Utilização de cremes aconselhados pelo seu podologista e massajar devidamento os pés. É importante ter em mente que estes devem ter componentes naturais e de preferência com propriedades analgésicas, anti-reumáticas e anti-artríticas. Este processo faz uma mobilização passiva das articulações do pé, o que os mantém em melhores condições nos processos artríticos.

5-      Nos picos de dor recomenda-se a prática de exercício em superfícies com terreno macio;

6-      Tendo em conta que a perda de amortecimento na cartilagem é afetada diretamente pelo peso corporal é aconselhável uma avaliação periódica em casos de excesso de peso. Mantendo uma dieta seguida por uma nutricionista e a prática de atividade física diária nas fases em que não existe dor aguda.

7-      À grande maioria dos pacientes com esta patologia são aconselhadas palmilhas personalizadas para minimizar o desgaste articular inerente.

anatavaresComo melhorar e controlar a osteoartrite